sábado, 17 de julho de 2010

The Invention of Lying #filme


Se a mentira tem pernas curtas, no filme The Invention of Lying, ou A Invenção da Mentira [1], ela não possui pernas, olhos e boca. Simplesmente, porque ela não existe. Matthew Robinson não economizou na dose de humor quando dirigiu a premiada série humorística de TV, The Office. [2] E não foi pra menos que o longa dirigido por Robinson mantém a mesma linha.

Num mundo alternativo em que a mentira não existe é que a trama se desenrola. Com diálogos fortes logo no início, a verdade se mostra aterradora. Falas como “Estamos jantando, mas eu não vou dar pra você” mostra para que o filme veio, ironizar. Os cidadãos não conseguem emitir uma simples mentira, para eles é tudo tão claro e verdadeiro, como sempre foi. Essa característica vai além das relações pessoais. A publicidade, o cinema e os jornais também são guiados pela máxima da veracidade. Relembrando, tudo isso com a levada de humor.

Entretanto, diferente dos besteiróis americanos, a trama britânica estrelada pelo comediante Rick Gervais polemiza, questiona e ironiza preceitos religiosos. Com leveza, o espectador se vê diante do motivo que já causou guerras e separações. A existência, ou não, de um Deus. E é levado a questionar se tudo o que se sabe até hoje sobre vida após a morte, Deus, perdão, pecado e céu é só mais uma mentira humanitária, aquela que traz alivio ao moribundo. [3] Justamente numa situação como essa, em que sua mãe está no leito de morte, Mark, personagem interpretada por Gervais, conta a mentira que muda não só a sua história, mas a de todo o mundo. A existência de um céu como conhecemos hoje.

Contudo, por muito tempo acreditou-se que a ciência era detentora da verdade, única e exclusivamente. Para a ciência é impossível provar tudo o que o cristianismo prega. O criador da ciência diz "Fui Eu que fiz a terra e criei os seres humanos para morarem nela. Com as minhas próprias mãos, estendi o céu e ordenei que o sol, a lua e as estrelas aparecessem.” [4] O embate está feito, mas totalmente ilógico. A ciência não anula a religião e nem a religião anula a ciência. Ambas se complementam, mas não necessariamente uma comprova a existência da outra. Crer num Deus e no seu amor vai além de qualquer fórmula ou suposição. É um exercício de fé.

Sendo assim, o pintor da vida deixou suas impressões para que a ciência pudesse descobrir. Pintou obras de extrema beleza, obras de amor. Emoldurado está o céu, um lugar como o filme retrata, sem mentiras, porém, além das expectativas. Também pintou a mim e a você, elementos que faltam para preencher esse quadro celestial. Hoje, esse mesmo pintor relembra quem não pode mentir, pois Ele mesmo diz “Eu sou o caminho, a VERDADE, e a vida...”[5]

[1]
Blog do Blah: Sinopse de A Invenção da Mentira - http://migre.me/XNCG
[2]
Portal Terra: “The Office” lidera prêmios da TV Britânica - http://migre.me/XNoE
[3]
Psiqweb: Sobre a Mentira - http://migre.me/XNPN
[4]
Isaías 25.12
[5]
João 14.6

[+] Youtube: The Invention of Lying (2009) Official Trailer - http://migre.me/XPSn


Aline Ramos




2 comentários:

  1. Não assisti o filme, porém, após sua interessante ‘empreitada’, confesso estar sendo movido por um desejo quase que incontrolável de fazê-lo. Pelo pouco que entendi (ou acho ter compreendido) a mentira, no filme, não representa uma criadora de males; entretanto, em alguns casos, trás esperança e ordem em meio a hostilidade. Considerando essa peculiaridade, nota-se, em entrelinhas, a mesma tentativa, porém agora com seu foco na “incerteza teológica”. Já que nós (cardeais científicos) não possuímos condições de descobrir a Deus, consolemo-nos com simples mentirinhas, tais como: não precisamos de Deus; há evidentes sinais de progresso moral; o empirismo é infalível; e “conhecereis a ciência e a ciência vos libertará”.

    Apreciei sua tentativa “up” em comentar o filme. Realmente não entrou nos padrões!

    Up!

    ResponderExcluir
  2. queria te mandar um e-mail sobre o blog, mas fiquei com medo de esquecer... me cobre!!! hihihi...
    amei!!! muito sua cara...: inteligente, alternativo e esteticamente atrativo!!! :D
    no e-mail escrevo mais comentários.. mas mandou bem na crítica do "A invenção da mentira" (não li até o fim, por isso a superficialidade do comentário... hihihi..) o complemento vai por e-mail!!!

    PARABÉNS PELO BLOG!!! saudadee!!
    bjinhosss

    mas antes.. me diz uma coisa: quando foi q o _ _ _ _ _ _ _ _ entrou na sua vida?? hihihi... pergunta inspirada em Jefferson Paradello

    ResponderExcluir